terça-feira, 15 de setembro de 2009

Obama mantém embargo à Cuba!!

       
        Nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prorrogou por mais um ano o bloqueio econômico à Cuba. Através da Lei de Comércio com o Inimigo, os Estados Unidos proíbe qualquer comércio ou troca entre a ilha de Cuba e o país.
          O presidente afirmou que a medida é "de interesse nacional" e o memorando foi enviado aos secretários  Hillary Clinton e Timothy Geithner.
          A lei já funcionou também em relação a Coreia do Norte, até junho de 2008, quando o então presidente George W. Bush, retirou o país da lista. No momento, a ilha cubana é o mais antigo e constante país bloqueado pela medida. A lei foi criada em 1917, mas em 1963, começou o embargo contra a ilha, chamado como "Regulação de Controle dos Bens Cubanos".
          No último dia três, começaram as medidas que intensificam o bloqueio à Cuba. A ilha já sofre sanções referentes a viagens, além de remessas de dinheiro feitas por cubano-americanos para familiares ou amigos na ilha.
          Apesar do embargo ter sido mantido e até intensificado, uma das promessas de Obama como candidato a presidência era reatar os laços entre os Estados Unidos e Cuba.  
Fonte: Sidney Rezende.


UMA MODESTA CONTRIBUIÇÃO:

          A medida do governo Yankee, além contrariar seguidas determinações da Assembléia Geral das Nações Unidas, reforça um instrumento da guerra genocida praticada pela maior potência mundial contra a pequena ilha do Caribe. O bloqueio, mais do que tudo, é imoral e deveria ser considerado crime pelos princípios e normas do Direito Internacional! O bloqueio tem como objetivo impedir o desenvolvimento econômico da Ilha, tentando gerar caos econômico e social entre seus habitantes, enfraquecendo e gerando questionamentos à Revolução.
          A Lei de Comércio com Inimigo, longe de afetar apenas o comércio de Cuba com os Estados Unidos, como costumam dizer alguns opositores do governo revolucionário, impede que qualquer país comercialize com Cuba qualquer mercadoria que possua mais de 10% de componentes de propriedade norte americana, o que é fator fundamental para fomentar as dificuldades no desenvolvimento tecnológico da Ilha. Foi essa mesma lei que proibiu, logo após a revolução, que as maquinas das indústrias cubanas fossem reabastecidas e consertadas com novas peças, que naquela época eram 100% de tecnologia americana.
            Nunca acreditei na possibilidade de mudanças muito profundas na política norte americana com a eleição de Barack Obama. Ao contrário de muitos que viram a eleição do atual presidente Yankee como uma quase que revolução, sempre enxerguei o antigo senador como uma criação das classes dominantes para tentar dar uma "cara nova", um "ar de renovação" ao sistema em crise, ao mesmo sistema, sem transformações estruturais mais profundas, apenas com algumas inflexões progressistas (como a reforma do sistema de saúde, etc) , mas mantendo as mesmas bases de sustentação e de desenvolvimento excludentes.
           Mais um motivo para reforçarmos a luta!!

Um comentário:

Fran Lima disse...

A manutenção do embargo a ilha cubana não é surpresa -pelo menos pra mim. O que esperar de um presidente que vem do partido democrata, um dos 2 partidos que divide o poder historicamente nos EUA?
Foi bom tu ter lembrando Fausto que o embrago deveria ser considerado crime pelos princípios e normas do Direito Internacional, pois a lei de 96, que tornou possível processar empresas nacionais e estrangeiras que tivesse relação com Cuba, contraia totalmente as regras do direito internacional.
Com tudo, temos que reconhecer que Obama deu uma 'ajudadinha' a cubamos-americanos em abril deste mesmo ano, quando levantou restrições de viagens e remessas de dinheiro. Tá certo que não cumpriu totalmente o prometido em campanha, mais já ajudou um pouquinho.
Particulamente não espero muita coisa do atual presidente do EUA, se referindo do embrago cubano!

Ps: Ótimo blog para se manter atualizado nos últimos acontecimentos na política. Parabeéééns.

Fran Lima.